Flashmob são aglomerações instantâneas de pessoas em um local público para realizar determinada ação inusitada previamente combinada (na maioria das vezes via internet), estas se dispersando tão rapidamente quanto se reuniram. De acordo com o primeiro organizador do movimento, Bill Wasik, o movimento era antimanifestação e antipolítico; era só uma crítica cínica (e divertida) à atmosfera cultural de conformidade e das pessoas sempre quererem fazer parte da “última grande moda”.
No mundo inteiro, flashmobs vêm ganhando cada vez mais aspectos políticos e não apenas para mudar a rotina ou modificar o meio urbano. Na Rússia, por exemplo, um grupo de pessoas se reuniu ao redor de um caixão e deram-se as mãos em luto formando um quadrado, declarando a “morte da democracia em 2003. Por lá, pela repressão às revoltas ou protestos ser intensificada, flash mobs são preferências cada vez mais aceitas por serem organizadas rapidamente, atraírem muitas pessoas e depois se dispersa tão rápido quanto apareceu, impedindo a ação da polícia muitas vezes.
Sabe-se que as mobilizações de pessoas são, historicamente, um recurso muito usado, em manifestações políticas. A história está repleta delas como por exemplo a Revolução Francesa, o movimento estudantil, etc.
Pillow Fight |
Subway Party - halloween |
Atualmente, desfocando da intenção original dos flashmobs, em que ocorriam as aglomerações com intenção de gerar alguma discussão ou para despertar o pensamento das pessoas sobre algum assunto. Os chamados flashmobs de hoje ocorrem mais como um espetáculo, pessoas que se reúnem para se apresentarem a um público, simplesmente despertando humor, encatamento ou às vezes desapontamento e vergonha. Exemplos de mobs populares é o Pillow Fight, uma espécie de guerra de travesseiros, onde as pessoas são avisadas via internet e se encontram para guerrear umas com as outras utilizando travesseiros; o Subway Party, em que as pessoas combinam um dia e horário e fazem uma “festa” no metrô, com música, troca de presentes e até decoração, esse mob pode acontecer em datas comemorativas como no halloween; o Oprah Flash Mob Dance, evento realizado no show do grupo Black Eyed Peas, onde reuniram-se cerca de 21 mil fãs na Avenida Michigan, em Chicago, nos EUA, os quais prepararam uma surpresa para a apresentadora Oprah ao tocar a música I Gotta Feeling com uma coreografia inacreditável envolvendo toda essa multidão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário