sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Visita à Vitoriano Veloso (Bichinho)

A visita a Vitoriano Veloso (Bichinho) foi o primeiro passo dado para o mundo da Arquitetura, pois tivemos experiências interessantes que se assemelham muito a situações que iremos “enfrentar” como arquitetos. Por exemplo, o fato de termos que nos comunicar de forma mais agradável possível com os moradores, que por sua veze são muito acolhedores e receptivos, procurando a exposição de suas idéias de forma natural a respeito do lugar, de possíveis problemas que eles possam estar passando que talvez se relacione com o vilarejo, etc. Além do convívio e da troca de idéias entre os colegas, tanto pela realização do trabalho em grupo quanto por estarmos mais juntos de qualquer forma, nos conhecendo melhor. Outro fator que marcou foram as dinâmicas e as performances que participamos ou assistimos, elas nos levaram a despertar um “certo estranhamento” no olhar, uma curiosidade mais espontânea em observar o espaço a nossa volta e em raciocinar de que forma nós o ocupamos com nosso corpo.
Foi uma viagem muito rica, imagino que todos colheram e ainda colherão bons frutos dela. E que façamos uma intervenção legal. =)

Esse croqui foi feito da escada de uma residência que se localiza na rua principal, ao lado de uma loja de artesanato :


Os seguintes croquis foram realizados na dinâmica em que éramos guiados pelo colega até algum lugar em volta da igreja com os olhos fechados, apalpávamos o local e em seguida fazíamos um croqui do que imaginamos ser o lugar (figura 1), depois voltamos ao lugar com os olhos abertos e fizemos um croqui de observação (figura 2). Essa atividade nos proporcionou um senso de percepção diferente do que somos acostumados que é através da visão para percebermos o lugar sentindo-o com o corpo: 
Figura 1
     
Figura 2

Esses são os croquis do Passinho, lugar escolhido pelo nosso grupo para realização da performance e, é claro, da intervenção:



 Registro da Performance no Passinho (integrantes do grupo: Carol, Guilherme, Iara, Paola, Priscilla e Rebecca):


Nenhum comentário:

Postar um comentário