terça-feira, 27 de setembro de 2011

Inhotim

Em 22/09 fizemos uma visita à Inhotim. Foi ótimo, muito interessante e super legal. Tivemos a oportunidade de conhecer algumas das obras presentes no museu.
Uma das obras que compõe uma das salas do pavilhão de  Miguel Rio Branco
Pavilhão externamente:

Nosso grupo pesquisou sobre o pavilhão do artista Miguel Rio Branco, fotógrafo. O pavilhão, feito de aço é composto por um trabalho realizado por ele no final da década de 70 e início da década de 80, quando circulou com sua câmera pelo Pelourinho documentando a situação caótica do lugar. Com o obturador lançado em direção às prostitutas produziu um extenso material onde o erotismo das imagens conferia o tom da sua narrativa. O artista confessa que a fotografia sozinha não responde aos apelos da sua arte, abandonando o que considera um limite para a sua criação - o rótulo de fotógrafo. Influenciado pelo cinema, trabalhou na década de 70 fazendo Still em Pindorama, filme de Arnaldo Jabor. Mas é a música que captura a sua alma e tenta dar conta da sua essência. Frustado como músico que gostaria de ter sido e um apaixonado pelas canções de Bob Dylan, Miguel admite que a sua obra é fruto da combinação entre a imagem fixa, o processo de montagem cinematográfico e a canção.São esses três elementos que unidos comunicam a sua estética. A narrativa se constrói a partir da edição. O artista perde o compromisso com a realidade para fazer ficção, unindo fotografia, cinema e pintura.


Além do pavilhão, pesquisamos sobre a obra do artista Dan Graham, o "Bissected Triangle". Dan Graham é um grande nome da arte contemporânea, praticamente da arte conceitual, crítico de arte e teórico. Nos últimos trinta anos, Dan Graham revelou-se um artista abrangente. Os talentos de Graham variam desde a fotografia, filmes, vídeos, performances, modelos arquitetônicos e estruturas de vidro e espelhos (entre elas a "Bissected triangle", encontrada em Inhotim), que estabelece um jogo entre interior e exterior.


Croquis:




Nenhum comentário:

Postar um comentário